quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

MAIS ATIVIDADES - LÍNGUA PORTUGUESA

O burro juiz



A gralha começou a disputar com o sabiá afirmando que sua voz valia mais que a dele. Como as outras aves se rissem daquela pretensão, a bulhenta matraca de penas furiosa:
         - Nada  de brincadeiras! Isto é uma questão muito séria, que deve ser decidida por um juiz. O sabiá canta, eu canto, e uma sentença decidirá quem é o melhor cantor. Topam?
         - Topamos! – piaram as aves. – Mais quem servira de juiz?
         Estavam a debater este ponto quando zurrou ao longe um burro.
    - Nem de encomenda! – exclamou a galha. – esta la um juiz de primeiríssima ordem para julgamento da musica, porque nenhum animal possui orelhas daquele tamanho. Convidemo-lo para julgar a causa.
         O burro aceitou o juizado e veio postar-se no centro da roda.
         - Vamos lá, comecem!- ordenou ele.
         O sabia deu um pulinho, abriu o bico e cantou. Cantou como só cantam sabiás, repicando os trinos mais melodiosos e límpidos.
      - Agora eu! – disse a gralha, dando um passo á frente. E abrindo a bicanca matraqueou  um berreiro de romper os tímpanos aos próprios surdos.
      Terminada a prova, o juiz abanou as orelhas e deu a sentença:
      - Dou ganho de causa a dona Gralha, que canta muito melhor que mestre sabiá.

         QUEM BURRO NASCE, TOGADO OU NÃO, BURRO MORRE.


                   Monteiro Lobato. Fabulas. São Paulo, brasiliense, 1993





Você sabia?

Gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus)
Manifestações sonoras: Voz: forte "grä", "grä", "grä-grä-grä", às vezes 8 a 10 vezes repetidos.



SABIÁ LARANJEIRA  (Turdus rufiventris) 
Seu canto é longo e melodioso assemelhado ao som de uma flauta e dependendo do local pode-se escutá-lo a mais de um quilômetro de distância. Alguns repetem o canto e chegam a passar até dois minutos emitindo-o, sem parar.



1 – Para facilitar a compreensão do texto, liste as palavras cujo significado você desconhece. Consulte o dicionário e anote o melhor sinônimo para cada palavra na frase em que ela aparece. Lembre-se    de procurar a forma dicionarizada da palavra e de, se encontrar um sinônimo que não conhece, olhar também seu significado.

2 - O texto que você leu é uma fábula. Por quê?
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3 – Qual é o desafio proposto pela gralha?  
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4 – Porque o burro foi convidado para ser o juiz?  
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5 – Em sua opinião, o burro fez um bom julgamento? Justifique sua resposta.    
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6 – A expressão “a bulhenta  matraca de penas” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

(A)  a bondosa e esperta ave.
(B) o bisbilhoteiro e fofoqueiro animal.
(C) a briguenta e matreira ave.
(D) o burlesco e matuto pássaro.
(E) a barulhenta e falante ave.

7 – A moral desta história indica resumidamente que:

(A)  a gralha cantou muito melhor que o sabiá, pois o que interessa em um canto é a força da voz.
(B) o julgamento do burro foi correto, afinal de contas, ele possuía as maiores orelhas.
(C) a toga faz de qualquer ser um perfeito juiz.
(D) a ignorância sobre um determinado assunto produz julgamentos equivocados.
 (E) Quem tudo quer, nada tem.

8 – “(...) E abrindo a bicanca matraqueou uma grita de romper os ouvidos aos próprios surdos”. Entende-se, ao ler essa frase no texto, que a gralha:

(A) deixa o auditório admirado com o canto proferido por ela.
(B) cantou tão forte e estridente que foi como se estourasse os tímpanos da plateia.
 (C) cantou de forma tão bela que rompeu os ouvidos até de quem não ouvia.
 (D) sabia cantar melhor e mais afinado que o sabiá.
 (E) cantou apenas no momento que lhe foi permitido que cantasse.

9 - Releiam a moral da história e expliquem o que essa fabula pretende nos ensinar.
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10 – A palavra “primeiríssima” está acentuada de acordo com a seguinte regra:

(A)  palavra proparoxítona.
(B) palavra oxítona terminada em a.
(C) palavra paroxítona terminada em a.
(D) palavra com ditongo decrescente.
(E) palavra com hiato.

11 – Assinale a opção em que todas as palavras estejam corretamente divididas em sílabas:

 (A)  sa – biá / ques – tão / mú – si – ca
 (B) gra – lha / ju – iz / êx – ta – se
(C)  mes – tre / ro – da / ex – ce – len – tí – ssi – ma
(D)  sé – ria / pen – as / pri – mei – rí – ssi – ma
(E)  to – ga / tri – nos / ju – l – ga – men – to

12 – “(...) Cantou como só cantam sabiás, garganteando os trinos mais melodiosos e límpidos.” Nessa expressão, as palavras sublinhadas são, respectivamente:

(A)  dois substantivos e dois advérbios.
(B) dois substantivos e dois pronomes.
(C) dois adjetivos e dois adjetivos.
(D) dois substantivos e dois adjetivos.
(E) dois adjetivos e dois pronomes.

13 – “(...) Agora eu! - disse a gralha, ...”. A palavra sublinhada indica uma ação situada no:

(A)  presente.
(B) futuro do presente.
(C) futuro.
(D) futuro do passado.
(E) passado.

14 – “(...) Disputava a gralha com o sabiá, afirmando que a sua voz valia a dele” . A palavra sublinhada em relação ao verbo “disputava”:

(A)  sofre a ação.
(B) não pratica e não sofre a ação.
(C) pratica e sofre a ação.
(D) pratica a ação.
(E) representa uma ação reflexiva.

15 - Escreva uma fábula, na qual o sabiá junto com outros personagens, busca anular a decisão do juiz. 


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