quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CONHECIMENTOS EM GEOGRAFIA

Atividades propostas para o 5º Ano (4ª série) do EF.





Nome: ____________________________ Ano (série): ____



Geografia – Mapas


Definição

         A geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana). Para alguns a Geografia também pode ser uma prática humana de conhecer  onde se vive para compreender e planejar o espaço onde se vive. Um dos temas centrais da geografia é a relação homem-natureza. A natureza é entendida aqui como as forças que geraram ou contribuem para moldar o espaço geográfico, isto é, a dinâmica e interações que existem entre a atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. O homem é entendido como um organismo capaz de modificar consideravelmente as forças da natureza através da tecnologia. O profissional que estuda a geografia é chamado de geógrafo.
          Segundo a Sociedade Americana de Fotogrametria (SLAMA, 1980) um mapa é a representação gráfica (geralmente sobre uma superfície plana) de toda ou de uma região da Terra, ou de algo que ocorre sobre ela, mostrando o tamanho relativo e a posição das feições em uma determinada  escala ou projeção. 
        

Importância

          Os mapas ou as cartas são importantes instrumentos para o estudo geográfico, pois permitem o conhecimento e o domínio sobre determinado território.

Cartografia

          A arte e a técnica aplicada na confecção de mapas é objeto de uma Ciência: a Cartografia, mas para que os mapas sejam úteis, é preciso que sigam algumas regras - chamadas convenções, essas convenções são a chamada linguagem cartográfica, ou seja, a linguagem dos mapas.



História

          A idéia de fazer mapas é muito antiga, já existem a milhares de anos, antes mesmo da invenção do papel.
Civilizações antigas gravavam em barro ou argila os aspectos do espaço que queriam representar de forma bastante simples. Os mapas procuram representar da melhor maneira fatos e aspectos que compõem o espaço geográfico.
        



Elementos do mapa

            Os mapas possuem partes ou elementos que auxiliam em sua leitura e compreensão. Esses elementos são:
  .  Título:  o título já destaca o tipo de mapa com o qual estamos lidando e de onde é, exemplo Mapa político do Brasil, como esta explícito no título, é um mapa político.
  .  Escala:  mostra a relação entre o que esta representado no mapa e o seu tamanho real, podendo ser numérica ou gráfica.
 .  Símbolos:  ou convenções cartográficas, também denominada de legenda, é o elemento que indica o significado dos símbolos e cores usados no mapa. 

 A orientação: é representada pela rosa-dos-ventos. Esse símbolo indica as direções cardeais em uma representação.
A fonte de informação: apresenta a origem das informações representadas.


                                                                                               Figura 2 - MAPA MUNDI - FÍSICO


figura 1 - Mapa Político do Brasil
Principais Tipos de Mapas

.  Mapa Político, visto na figura 1 mostra a divisão política, isto é, um país dividido em estados, com sua respectivas capitais; pode ser também o mundo dividido em países (mapa mundi - político ); um estado dividido em municípios. Podem ainda mostrar o Brasil ou qualquer outro país dividido em regiões.
.  Mapas Temáticos: também merecem destaque, pois são mapas que representam elementos específicos (temas) do espaço geográfico, por exemplo, mapa das reservas minerais, características do solo, aspectos econômicos etc.
.  Mapas físicos: mostram aspectos da natureza, como a variação de altitude como visto na figura 2, as divisões do relevo, as redes hidrográficas, os tipos de climas, de vegetação, solos e estrutura geológica.
.   Mapas econômicos: mostram a distribuição no espaço de aspectos como: produção industrial, atividades agrícolas, serviços, redes de cidades, rodovias, ferrovias, portos, num determinado território, estado, país ou no mundo.
Mapas demográficos:  mostram a distribuição da população numa determinada área, como a distribuição da população no território brasileiro. Mas poderia ser a população do mundo, de outro país, de um estado, de uma região, etc. 



Confecção de Mapas

          Este trabalho é objeto de uma ciência, a Cartografia, que para desenhar mapas depende de um sistema de localização com longitudes e latitudes, uma escala, uma projeção e símbolos ou legenda.



         As projeções cartográficas são maneiras de representar a Terra, que é esférica, em um plano. Isso é muito difícil e não existem mapas que apresentam um nível de precisão igual ao da realidade,  ou seja, todos os mapas apresentam distorções na forma ou na área do objeto cartografado. Se você observar um mapa mundi comum, que em geral usa a projeção Mercator, verá que a Groelândia é representada quase do mesmo tamanho do Brasil ou da Austrália o que não condiz com a realidade. Existem muitas projeções diferentes; a mais utilizada  no mundo é a projeção universal transversa de Mercator.
          Atualmente, com o avanço da ciência, grande parte do material necessário ao cartógrafo é obtido por sensoreamento remoto, imagens fornecidas por satélites ou aerofotometria. 



Mapeamento

          No projeto RADAM - que mapeou o Brasil nas décadas de 70 e 80 - usou-se mais de aerofotometria e os primeiros mapas novos do país são produzidos pelo IBGE desde 1996.
         O departamento de cartografia da ONU é responsável pela manutenção do mapa mundial oficial em escala 1/150.000.000 e todos os países enviam seus dados mais recentes para este departamento.


Mapa  e Domínio

         Assim os países que dominam a tecnologia, que possuem satélites artificiais, têm condições de conhecer melhor o espaço terrestre. Esse conhecimento lhes dá condição de domínio e controle do espaço de uma região ou do mundo.
          Os dados fornecidos pelos satélites artificiais são mapeados, ou seja, transformados em mapas. Dessa forma, o mapa torna-se um instrumento, utilizado principalmente pelos países mais ricos para dominar e controlar o espaço mundial ou regional.
                                                                       
                                                                 

Responda as questões propostas.

1 - Encontre no texto uma definição para mapa ?
____________________________________
  2 - Qual a importância dos mapas e cartas ?
_____________________________________
  3 - A arte e a ciência de confeccionar mapas é objeto de qual ciência?
______________________________________
4 - Mas para que os mapas sejam úteis são necessárias algumas regras, que regras são essas ?
______________________________________
  5 - Quais os principais elementos que um mapa deve apresentar ?
_______________________________________
  6 - Qual a finalidade da escala em um mapa ?
________________________________________
  7 – Liste  os principais tipos de mapas que podemos encontrar.
________________________________________
  8 - Atualmente  quais  os  recursos tecnológicos  disponíveis,  
que   fornecem   informações   para  confecção  de  mapas  pelos   cartógrafos ?
_________________________________________
  9 - Que tipo de mapa permite verificar se a população brasileira está concentrada mais próximo ao litoral ou no interior ?
__________________________________________
10 - Se uma indústria produtora de sal pretendesse se instalar no Brasil, qual tipo de mapa ela usaria para definir sua localização ? Em quais estados ela poderia se instalar ?
____________________________________________

11 – Observe os mapas abaixo.


A

B

a) Indique o tipo de mapa em político, físico ou temático.

A: ______________________________________
B: ______________________________________

b) Que informação cada mapa está representando?
A: ______________________________________
B: ______________________________________
c) Onde foram emitidas as informações representadas em cada  mapa?
 A: ____________________________________
 B: ____________________________________

d) De acordo com a escala do mapa B, cada centímetro na representação corresponde a quantos quilômetros?
_________________________________________
e) No mapa B, pinte o seu município e os vizinhos dele.
__________________________________________
f) Observando a  rosa-dos-ventos escreva o nome dos    
Municípios limítrofes de Hortolândia nas direções cardeais:
 Norte (N): ___________
 Sudoeste (SO): _________
 Leste (L): _____________

__________________________________
h) No mapa B, de acordo com a escala, 1 centímetro  corresponde a quantos quilômetros na realidade?
___________________________________________________


12 – Pesquise em jornais, revistas ou sites da internet mapas relacionados ao município onde você mora. Cole-os no caderno e descreva cada um.









Nome: ____________________________ Ano (série): ____



1 – Faça a leitura do mapa, do texto e responda as questões abaixo.

         Para melhor estudarmos a Terra, podemos servir-nos de um globo. O globo terrestre, não nos permite ter uma visão de todos os países ao mesmo tempo. No entanto, é a representação mais aproximada do nosso planeta, na sua forma esférica.
            Podemos também servir-nos de um mapa plano – o Planisfério, no qual podemos observar, de uma forma global, a constituição do planeta.
 
               A maior parte da superfície terrestre apresenta-se coberta por grandes extensões de terra – os continentes. Os continentes são: Europa, Ásia, África, América, Antártida e Oceania.
   As azuis zonas do Planisfério representam os mares e os oceanos.
        O maior dos oceanos é o Pacífico. Seguem-se o Atlântico e o Índico. O Oceano Glacial Ártico e o Oceano Glacial Antártico são os menores.
1 – Como podemos representar a Terra?
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________
2 – O que é continente?
__________________________________________
3 -  O que representa as azuis zonas do  Planisfério?
___________________________________________
4 -  Que oceano separa:
=> a América da Europa? ______________
=> a América da Ásia? _______________
=> A África da Oceania? ______________


5 - Quantos e quais são os continentes e os oceanos da Terra?
___________________________________________
6 - Indique os continentes e os oceanos do planeta Terra. Para isso separe-os em duas colunas.
CONTINENTES
OCEANOS






7 - Em que continente se localiza o Brasil?
___________________________________________________
8 – Que oceano banha o Brasil?
__________________________________________________
9 – Que oceanos banham o continente africano?
__________________________________________________
10– Um avião viajando sobre o círculo do Equador sobrevoaria quais continentes? Quais oceanos?
________________________________________________
11 – Leia as informações da tabela e responda as questões.
CONTINENTES
ÁREA TERRITORIAL
América
42. 215. 000 km²
África
30. 230. 000 km²
Ásia
44. 480. 000km²
Europa
10. 360. 000km²
Oceania
8. 480. 000km²
Antártida
14. 108. 000km²
 a) Qual é o maior continente em extensão territorial? E o menor?
_________________________________________________
b) Qual é a soma da área da Terra que corresponde aos continentes?
________________________________________________
12 – Observe o planisfério e indique:
a)  o maior oceano:_______________________
b) oceanos que banham o continente onde vivemos:
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________






Nome: ____________________________ Ano (série): ____



Observando e aprendendo mais


As linhas imaginárias

  No planisfério e no globo terrestre aparecem traçadas várias linhas.
       Essas linhas traçadas no globo terrestre, no planisfério e em outros mapas nos auxiliam a localizar com mais exatidão os lugares da Terra. Por não existirem na realidade, elas são chamadas de linhas imaginárias.
         As linhas imaginárias horizontais são os paralelos, e as linhas imaginárias verticais são os meridianos. Os paralelos e os meridianos são medidos em graus.


Os paralelos    

            Os paralelos são linhas horizontais  imaginárias traçadas entre os pólos e o Equador. O principal deles é o paralelo do Equador. Outros  paralelos importantes são o Circulo Polar Artico, o Trópico de Câncer, o Tropico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.
 Quanto mais próxima uma região está do Equador, mais quente ela costuma ser. Isso ocorre porque as áreas próximas do Equador recebem os raios solares durante todo o ano de forma direta.
        Nas áreas mais afastadas dessa linha imaginária, os raios solares, no período de inverno, chegam à superfície da Terra de forma inclinada, conduzindo menos calor.

O Brasil e os paralelos

Observe o mapa das regiões brasileiras e localize a linha imaginária do Equador.

         Nota-se  que as regiões Norte e Nordeste do Brasil são as mais próximas da linha do Equador - por isso os Estados da Amazônia, no Norte, e os Estados do Nordeste brasileiro são quentes.
          A região Sudeste e a região Sul são as mais distantes da linha do Equador. Por isso, os Estados dessas regiões são mais frios.
    Agora você já sabe por que faz mais frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina do que no Pará!


Os meridianos

      Os meridianos são as linhas verticais traçadas de um pólo ao outro. O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).


Os hemisférios           

       Utilizando o paralelo do Equador como referência, podemos dividir o mundo em metades ou hemisférios: o hemisfério norte e o hemisfério sul.
         Todos os lugares que estão ao norte do paralelo do Equador localizam-se no hemisfério norte. Os lugares que estão ao sul do Equador localizam-se no hemisfério sul.
Utilizando o meridiano de Greenwich como referência, podemos dividir o mundo em outros hemisférios: o hemisfério oeste ou ocidental e o hemisfério leste ou oriental.
Todos os lugares que estão a oeste do meridiano de Greenwich  localizam-se no hemisfério leste.


Vivemos em qual hemisfério?

         Observando novamente o planisfério nota-se que o Brasil está localizado no hemisfério Ocidental. Mas, pode-se ver também que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do   Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará. 
        

1 -  Observe o mapa-múndi e responda.

a) O que foi feito para determinar um lugar na superfície da Terra?
___________________________________________

b) O que são meridianos?
____________________________________________
c) O que são paralelos?
__________________________________________
­­­­­­­­­­­­d) Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério  sul?
_____________________________________________
e) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério  ocidental?
______________________________________________
f) De acordo com o meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o  continente americano?
_______________________________________________
g) De acordo com a linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte  do Brasil?
______________________________________________
2 – Escreva o nome dos paralelos localizados:
a) no hemisfério norte: ______________________
b) no hemisfério sul: _________________________
3 – Qual é o paralelo que passa pela cidade de São Paulo?
_________________________________________
4 – Termine o mapa abaixo fazendo o que se pede: traçar as linhas imaginárias, pintar e  escreva o nome dos continentes e oceanos,  escrever  o título e criar  uma legenda.





Nome: ____________________________ Ano (série): ____

Continente Americano

  O planeta Terra possui seis grandes continentes (África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania), que são separados pelas águas oceânicas ou por montanhas.
       A América é um continente localizado no ocidente, fixado entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Esse continente ocupa uma área de 42 189 120 km²,  e está dividido em três: América do Norte, América Central e América do Sul.
Esse continente é chamado também de Américas (plural), nele existem trinta e cinco países e mais dezoito territórios.
       A população americana é constituída por vários tipos de povos, dos quais pode-se  citar: índios, europeus (espanhóis, ingleses, irlandeses, italianos, portugueses, franceses, alemães e holandeses), negros africanos, asiáticos, mestiços e mulatos.


Informações diversas

Nome: América.
Maior país: Canadá, com 9 984 678 km².
Menor país: El Salvador, com 22, 96 km².
Ponto mais elevado: Aconcágua (Argentina), com 6 962 metros de altitude.
Ponto mais baixo: Laguna Del Carbón (Argentina).
Maior Lago: Lago Superior (entre Estados Unidos e Canadá).
Extremo do continente - de norte a sul: 15 mil quilômetros.
País mais populoso: Estados Unidos, com aproximadamente 314,7 milhões de habitantes.
País menos populoso: São Cristovão e Nevis, com cerca de 49 mil habitantes.
País mais povoado: Barbados, com densidade demográfica de cerca de 647 hab./Km².
País menos povoado: Suriname, com densidade demográfica de aproximadamente 2,8 hab./ km².
Línguas mais faladas: espanhol, inglês, português, francês e dialetos.
País mais rico: Estados Unidos.
País mais pobre: Haiti.
Maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): Estados Unidos, com 0, 902 – muito alto.
Maior temperatura registrada: 56,6°C, no Vale da Morte (EUA).
Menor temperatura registrada: - 61,4°C (Ilhas Árticas).
                                   
Países do Mundo-Geografia-brasil Escola
  


1 – Como é formado o continente americano?
_________________________________________
2 - Que oceanos banham o continente americano a leste e a oeste?
_________________________________________
3 – Localize e denomine as linhas imaginárias que cortam o continente americano.
_________________________________________
4-  Complete:
a) O continente americano se divide em: ______________
b) Maior país: ________________
c) Menor país: _____________________
d) País mais populoso: ____________________
e) País menos populoso: _________________
f) País mais povoado: ___________________
g) País menos povoado: _____________________
h) Línguas mais faladas: ______________________
i) País mais rico: _______________
j) País mais pobre: _____________
Maior IDH: ___________________

5- Nomeie e pinte as Américas.


6 - Localize no diagrama o nome de países da América Central:

7 – Escolha um país de uma das Américas e pesquise em livros, enciclopédias, sites da internet informações que preencham a ficha descritiva.
País

Área territorial

População

Capital

Regime político

Idioma

Religião

Moeda

Clima predominante

Outros









Nome: ____________________________ Ano (série): ____
                                    



                                     AMÉRICA DO SUL


         A América do Sul está localizada em grande parte no hemisfério sul, na zona intertropical ocidental. A América do Sul abrange um território de 18 milhões de quilômetros quadrados e é banhada a leste pelo oceano Atlântico, a oeste pelo oceano Pacífico e ao norte pelo mar das Antilhas, conhecido como do Caribe.
        O subcontinente abordado é privilegiado em área costeira, ao longo do litoral sul-americano são identificados diversos acidentes geográficos, um exemplo desse tipo de configuração é o Estreito de Margalhães, que liga o oceano Pacífico ao Atlântico, além das Malvinas (arquipélago com mais de duzentas ilhas, localizadas na costa Argentina), Fernando de Noronha (vinte ilhas de origem vulcânica, localizadas na costa nordeste do Brasil); e na costa do Equador, as ilhas Galápagos, instituídas pela ONU (Organização das Nações Unidas) como Patrimônio Natural da Humanidade.





Dados:
- Número de países: 13
- País mais populoso: Brasil com 192,7 milhões de habitantes
- Línguas mais faladas: espanhol e português
- Área: 17.850.568 km²
- Maior país (território): Brasil
- Menor país (território): Suriname
- Maior Lago: Titicaca com 8.300 km²
- Ponto mais alto: Monte Aconcágua na Argentina com 6.962 metros
- Principais cidades da América do Sul: Rio de Janeiro (Brasil), São Paulo  (Brasil), Buenos Aires  (Argentina),  Quito  (Equador),  Caracas  (Venezuela)  e Montevidéu  (Uruguai).

Esta América  tem sua população formada por uma miscigenação de raças. Desde a chegada de Colombo (1492), muitos imigrantes  buscaram morar e construir uma vida melhor na América do Sul. Colonos e imigrantes da Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Japão, China entre outros, juntaram-se aos negros africanos e índios para formar a população deste continente.

                                 http://www.suapesquisa.com/geografia/america_do_sul.htm


1 – Pinte o mapa e responda as questões.
         Lembre-se a cor azul simboliza a água  dos mares e oceanos.


a) O mapa representa uma parte do continente americano. Qual é ela?
_______________________________________________
b) Que países não fazem fronteira com o Brasil?
________________________________________________
c) Que oceanos banham a América do Sul a leste e a oeste?
_______________________________________________
d) Que países não são banhados por oceano?
_______________________________________________
d) Que país possui a maior fronteira com  o Brasil? E a menor?
________________________________________________
e) O estado onde você mora é vizinho de algum pais da América do Sul?  Se não, indique dois estados brasileiros que sejam vizinhos de algum país sul-americano.
_____________________________________________
f) Que países tem seu território atravessado pelo Trópico de Capricórnio?
_____________________________________________
g) Entre os principais paralelos, quais “atravessam” o território brasileiro?
_____________________________________________

h) Que país vizinho do Brasil tem saída para os oceanos Atlântico e Pacífico?
_____________________________________________
i) Quais países fazem fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul?
_____________________________________________
j) Que países possuem território entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio?
______________________________________________

2 - Tomando o estado de Brasil como referência, analise a posição dos pontos cardeais da rosa-dos-ventos e escreva quais países estão situados ao:
ð  Norte (N): __________
ð  Sul (S): ___________
ð  Leste (L): _________
ð  Oeste (O): _________
ð Nordeste (NE): __________
ð Sudeste (SE): __________
ð Noroeste (NO): __________
ð Sudoeste (SO): __________








Nome: ____________________________ Ano (série): ____



Divisão política do Brasil

         O Brasil tem uma grande extensão territorial.
        O Brasil foi dividido em capitanias hereditárias na época do descobrimento e colonização.
      Quando passou a ser império, a divisão política foi em províncias.
    Com a República, o Brasil foi dividido em estados, territórios e Distrito Federal. Atualmente, de acordo com a nova Constituição de 5 de outubro de 1988, o Brasil tem 26 estados e um Distrito Federal.
      Com a nova divisão, os territórios do Amapá e Raima foram transformados e4m estados, o território de Fernando de Noronha passou a pertencer ao Estado de Pernambuco e surgiu o Estado de Tocantins, que resulta do desmembramento do Estado de Goiás.
       Brasília é a capital do Brasil. Fica no Distrito Federal. Ela foi construída no governo de Juscelino Kubischek e inaugurada em 21 de abril de 1960.
    Para indicar as unidades da Federação ou os estados brasileiros, usa-se siglas (letras maiúsculas que abreviam o nome dos estados.

1)    Preste muita atenção no Mapa abaixo, em seguida responda as questões.



BRASIL - POLÍTICO

a) Qual o título do mapa? E o que ele representa?
________________________________________
 b) Qual é sua escala?
________________________________________
 c) Para que servem as linhas nele desenhadas?
_________________________________________
 d) Localize a linha imaginária do Equador. Que estados brasileiros são atravessados por essa linha imaginária?
___________________________________________

e) Localize o Trópico de Capricórnio, marque-o com um X. Que estados brasileiros são atravessados por essa linha imaginária?
____________________________________________
2) Utilizando o mapa acima, você vai calcular distâncias entre os estados brasileiros.
Seu ponto de referência será a cidade de São Paulo (SP).
 a) Qual a distância em quilômetros e em linha reta entre São Paulo Porto Alegre?
_____________________________________________
b) Qual a distância em quilômetros e em linha reta entre São Paulo Salvador?
______________________________________________
 c) Qual a distância entre São Paulo  e Belo Horizonte?
______________________________________________
d) Qual é a distancia entre Goiás e a capital de Roraima?
______________________________________________
e) Qual é a distancia entre Ceará e a capital do nosso país?

2 – Observe o mapa e a sigla de cada estado e preencha a tabela em ordem alfabética.
ESTADO
SIGLA
CAPITAL


















































































3 – Preencha a ficha.
MEU ENDEREÇO
Nome: ________________________________
Rua: _____________________________
Bairro: ___________________________
Cidade: _______________________________
Estado: _______________________________
Região: _______________________________
País: _________________________________
América: ______________________________
Planeta: _______________________________


4 – Observe a bandeira de cada estado e pesquise e registre no caderno o significado das cores empregadas.







Nome: ____________________________ Ano (série): ____


O Brasil e suas regiões

         A divisão do Brasil em cinco macrorregiões (grandes regiões) foi feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é o órgão do governo brasileiro responsável por coletar, organizar e apresentar diversas informações sobre o nosso país.



Essa divisão foi criada com base em um conjunto de critérios, como:
·        a  localização das unidades da Federação;
·        as semelhanças de elementos naturais dos estados, como o clima e a vegetação predominantes;
·        as semelhanças de aspectos sociais e econômicos dos estados.

Nota-se que, na divisão do Brasil em regiões, o IBGE manteve os limites entre os estados.
Mesmo que as regiões sejam caracterizadas por aspectos comuns, cada uma apresenta diversidades. Ou seja, em uma mesma região podemos encontrar atividades econômicas diversas, povos e culturas diferentes uns dos outros, além das distinções em relação aos elementos naturais. Isso ocorre por causa da grande extensão dessas regiões e principalmente pelo fato de o espaço geográfico ter sofrido várias transformações ao longo do tempo.
Na região nordeste, por exemplo, há áreas com clima seco, como o sertão, e áreas com clima úmido, como a faixa litorânea. 
\Além da regionalização oficial do IBGE, outra bastante conhecida e utilizada é a divisão do território brasileiro em COMPLEXOS REGIONAIS ou REGIÕES GEOECONÔMICAS: o Nordeste, a Amazônia e o Centro Sul. Essa regionalização do Brasil, proposta em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, considera as características históricas da ocupação do território e econômicas diferenciadas entre as regiões, sem se ater às delimitações das fronteiras políticas interestaduais. Assim, a delimitação dos complexos regionais não coincide com os limites estaduais.

BRASIL – Regiões geoeconômicas

O número 1 indica a Região da Amazônia; o número 2, a Região Nordeste; e o número 3,  a Região Centro-Sul.
Observa-se que há estados que fazem parte de duas regiões geoeconômicas ao mesmo tempo. Um exemplo é Minas Gerais, que tem sua maior parte no Centro-Sul, mas também tem uma pequena área no extremo norte abrangida pelo Nordeste. A explicação para isso é que o norte de Minas tem mais semelhanças com o Nordeste  do que com o Cente-Sul.
        
1 – Releia o mapa e responda as questões propostas.

Brasil: Divisão Regional


a) Quais são os Nomes das Regiões Brasileiras? Responda com base nas cores existentes no mapa .
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________
.
b) O retângulo vermelho refere-se a que importante área do Brasil?
___________________________________________________
._____________________________
c) Qual é a Região Brasileira que possuí a menor quantidade de estados?
_________________________________________________
.
d) Qual é a Região Brasileira que possuí a maior quantidade de estados?
______________________________________________
.
e) Qual é a Região Brasileira que possuí a maior área em quilômetros quadrados ?
_____________________________________________
f) Em que região se localiza o estado onde você mora?
____________________________________________

g) Em qual (is) região (ões) geoeconômica (s) seu estado está localizado?
____________________________________________
h) Além de Minas Gerais, que estados fazem parte de duas regiões geoeconômicas ao mesmo tempo? Que regiões são essas?
_____________________________________________
2 - Leia as características a seguir. Elas se referem às regiões geoeconômicas brasileiras.

a) Muito de seus estados apresentam baixo índice de Desenvolvimento Humano.
b) Apresenta a menor densidade demográfica do país.
c) O clima equatorial quente e úmido e a extensa floresta equatorial são traços marcantes dessa região.
d) Constitui o centro econômico do país.
e) Concentra a maioria das terras indígenas do Brasil.
f) As cidades mais populosas do país localizam-se nessa região.
g) Apresenta grande área de clima semi-árido.
h) É a região mais povoada.
i) Estende-se desde o leste do Maranhão até o norte de Minas Gerais.

Agora associe as características à região geoeconômica correspondente.

Amazônia                       (                )
Nordeste                       (                 )
Centro-Sul                     (                )


                                       Resposta: Amazônia: b, c, e . Nordeste: a, g, i. Centro-Sul: d, f, h.



3 - Pinte  e nomeie as macrorregiões feita pelo IBGE. Trace as linhas imaginárias.

4 – Transforme o mapa abaixo no mapa das  regiões geoeconômicas do Brasil.

5 – Pinte, recorte e monte  o mapa das macrorregiões feita pelo IBGE.


















 



Referências
ANDRADE, Renata Celeste. Geografia em ação. São Paulo: Ática, 2001.
Projeto Pitanguá: geografia, 4ª série. São Paulo: Moderna, 2005.
RAMA, Angela. Projeto Prosa: geografia, 5º ano. São Paulo: Saraiva, 2008.









Um comentário: