sábado, 15 de outubro de 2011

NOME_____________________________________Ano:_____

 

 

Revisando





1 – Leia com atenção para responder as questões abaixo.

         Quando utilizamos a cor numa pintura necessitamos de pigmentos. Estes pigmentos podem ser de origem natural ou artificial.



a)   Existem três cores que não se obtém por mistura de outras cores. Estas cores são chamadas _________________________.



b)   Pinte os retângulos com as cores primárias.


 




2 – Misturando as cores primárias duas a duas obtemos as cores secundárias.



a)   Com o lápis de cor pinte cada retângulo com a cor correspondente e no terceiro retângulo misture as duas cores anteriores e obtenha  a cor secundária.


+

=

+

=

+

=


         3 - As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde. As cores quentes são consideradas excitantes e as cores frias calmantes.



a)   Componha  gravuras empregando as cores frias e as cores quentes.


 










4 – Escreva como se consegue o preto.
R: __________________________________


5 – Relembrando

         Os objetos, os animais, os vegetais, os minerais e as pessoas que estão a nossa volta podem ser classificados, quanto à forma, em simétricos e assimétricos.
         Quando se quer saber se uma figura ou um objeto qualquer é simétrico ou assimétrico, deve-se traçar uma linha dividindo-o ao meio. Se os dois lados forem iguais, tem-se uma figura simétrica. Se os dois lados forem diferentes, ela é assimétrica.
         Portanto,
em geometria, o eixo de simetria é uma linha que divide uma figura em duas partes simétricas, isto é, como se fossem o objeto e a sua imagem num espelho. Exemplos: joaninha, borboleta, girassol.
         Algumas  figuras geométricas admitem um ou mais eixos de simetria interna, como, por exemplo: Um círculo tem infinitos eixos de simetria.



a) Transcreva do alfabeto as letras simétricas.
R: _________________________________
b) Indique  objetos existentes na sala de aula que apresentam simetria.
R: __________________________________
c) Faça um desenho simétrico na malha abaixo.



















































































































































d) Trace os eixos de simetria de cada figura do grupo abaixo, se houver.
AÇE Q R X L S M


Sugestão de link
http://www.linkslearning.org/Kids/1_Math/2_Illustrated_Lessons/4_Line_Symmetry/index.html





NOME: _____________________________________Ano:______
Objetivo: utilizar conhecimentos gramaticais referentes à adjetivos para completar um texto, de modo a fazê-lo de maneira coerente.


QUERIDO  DIÁRIO

1     - Leia o texto abaixo e complete as lacunas somente com adjetivos. Atenção: não é permitido repetir palavras:

 Querido  diário:

     Hoje eu tive um dia realmente ____________!
     Logo que acordei, a mamãe disse que minha irmã Lúcia tinha conseguido a bolsa de estudos que ela queria. Lembra que eu escrevi na semana passada que ela havia feito uma prova muito ____________ para conseguir uma bolsa de estudos? Pois é, agora ela poderá estudar em uma _____________ escola de desenhos artísticos. Ela está __________ para ir fazer a matrícula.
     Na escola, tivemos uma aula de ciências _____________. A professora fez uma experiência ____________ : construímos um submarino de garrafa plástica. Achei que ia ser um _____________, mas me surpreendi, por ter gostado tanto da experiência.
     Mais tarde, quando estávamos jogando queimada na aula de Educação Física aconteceu algo ______________. Minha amiga Marcela acabou se machucando. A bola foi direto no seu dedo e ele inchou muito. Ficou _________ ! A prô teve que ligar para a mãe dela vir buscar. De resto, foi tudo ______________.
     Depois do almoço fui ao shopping com a mamãe para comprar um presente para a Rafaela, minha prima. Acho que ela vai adorar, porque escolhemos uma coisa _____________. Além do presente, escolhemos um cartão super ___________. Eu nunca tinha visto uma caixa que virava cartão como esse que compramos. Não é uma ideia ________________? Para acabar bem o shopping, ainda tomamos um sorvete ______________.
     À noite o papai chegou em casa e fomos até um restaurante ____________ para comemorar a bolsa de estudos da Lúcia. Todos estavam muito _____________ por ela ter conseguido. Papai estava tão ___________, que até deixou que a gente escolhesse uma sobremesa _____________. Eu achei o máximo!
     Agora, escrevendo em você tudo isso, __________ diário, estou me lembrando como gostei desse dia _________________. Até amanhã.


( Janaína Spolidorio )








NOME: ______________________________________Ano:___________
Objetivo: desenvolver estratégias de interpretação textual, de modo a ser capaz de elaborar perguntas coerentes às respostas já fornecidas.

A Bruxa e a Fada
          Há algum tempo atrás, em um reino distante atrás de grandes montanhas, uma bruxa muito vá chamada Fredeburga convivia com uma fada muito boa, chamada Alegria.
          A rainha das bruxas estava cansada de Fredeburga e vivia a lhe chamar a atenção com seu trabalho, já que o povoado do reino nunca tinha maldades. Todos eram felizes e ninguém tinha medo das bruxarias de Fredeburga.
          Cansada de tanto levar bronca, Fredeburga decidiu fazer uma maldade muito grande, que destruiria Alegria para sempre.
          Para isso, deveria usar todos os seus poderes. À noite, enquanto girava sua varinha mágica e pensamentos diabólicos lhe passavam pela cabeça, teve uma ideia muito original: transformaria Alegria em uma bruxa e esta a ajudaria a espalhar maldade pelo reino.
          No dia seguinte, quando a fada estava distraída, a transformou em uma bruxa pavorosa, seu cabelo ficou encaracolado e sujo, sua roupa ficou escura e cheia de pó, suas unhas cresceram dez centímetros , seu nariz cresceu vinte centímetros e de sua garganta saía uma risada horrenda.
          Contentíssima, Fredeburga foi até o castelo da bruxa rainha para contar-lhe o que havia feito. Ao entrar, encontrou a rainha com seus ajudantes: magos, cobras, sapos, serpentes e lobos. Ela ficou surpresa por estarem todos ali e ao chegar mais perto, ficou atônita: todos estavam observando Alegria pela Internet e, apesar de sua nova aparência, continuava a praticar a bondade pelo reino.
          Fredeburga ficou desconcertada e desesperada ao ver a fúria da rainha das bruxas e se deu conta de que havia perdido sua luta contra o bem. Ela se jogou ao chão e derramou lágrimas esverdeadas, enquanto escutava uma bruxa muito má lhe dizer:
          - Fredeburga, você fracassou porque ignorou algo muito importante: todos podemos mudar nosso aspecto, a cor da pele, do cabelo, a forma do corpo e a voz, mas se há bondade no interior de nossos corações, ninguém pode tirá-la, portanto iremos quebrar seu feitiço e Alegria voltará a ser como era. Você será condenada a viver neste castelo lúgubre até o fim de seus tempos.
          Dito isso, a bruxa rainha foi até o bosque com seus ajudantes e Fredeburga pôde ver pela internet que Alegria tinha voltado a ser como era e parecia estar ainda mais radiante e bela.
          As bruxas não tentaram invadir novamente o reino de Alegria com suas maldades, pois o amor e a bondade tinham triunfado sobre o mal. Foi assim que aconteceu e assim o será para sempre.

                            ( Poncho Aquino – traduzido do espanhol por Janaina Spolidorio )


Compreendendo o Texto

1 - Leia as respostas e escreva uma possível pergunta para cada uma delas:

a)_______________________________________
_________________________________________
A Bruxa Fredeburga e a Fada Alegria.
b)________________________________________
__________________________________________
Porque Fredeburga não estava fazendo seu trabalho direito.
c)________________________________________
__________________________________________
Transformar a fada em uma bruxa má.
d)__________________________________________
___________________________________________
Porque Fredeburga se esqueceu de que as pessoas podem mudar seu aspecto físico, mas não seus sentimentos.
e)___________________________________________
____________________________________________
Deveria viver no castelo até o fim de seus dias.
f)___________________________________________
_____________________________________________
Foi transformada novamente em Fada Alegria e nenhuma outra bruxa ousou invadir seu reino com maldades.